Versões Windows Server 2012

O Windows Server 2012 está disponível nas versões:

Com direitos de Virtualização e licenciadas por processador:

◾Windows Server 2012 Datacenter: criado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados. (Sem limite de criação de máquinas virtuais)

◾Windows Server 2012 Standard: criado para ambientes físicos ou minimamente virtualizados. (Criação de até duas máquinas virtuais)

Sem direitos de Virtualização e licenciadas por máquina física:

◾Windows Server 2012 Essentials: ideal para pequenas empresas que possuam até 25 usuários ou 50 dispositivos. (Já vem com as CALs)

Visão geral do Licenciamento

◾Duas edições diferenciadas apenas pelos direitos de virtualização – duas instâncias virtuais na edição Standard e instâncias virtuais ilimitadas na edição Datacenter.

◾Modelo de licenciamento consistente e baseado em processador, que cobre até dois processadores físicos em cada servidor.

O Windows Server 2012 Essentials e o Windows Server 2012 Foundation não sofreram alterações

◾Modelo de licenciamento baseado em servidor – A edição Foundation é para servidores com processador único e a Essentials é para servidores com um ou dois processadores.

◾O acesso não requer CALs – A edição Foundation vem com 15 contas de usuário e a Essentials vem com 25 contas de usuário.

Client Access License (CAL)

As edições Standard e Datacenter continuarão exigindo Windows Server CALs para cada usuário ou dispositivo que acessa o servidor.

Algumas funcionalidades adicionais ou avançadas continuarão exigindo a compra de uma CAL adicional. Além da Windows Server CAL, você precisa dessas CALs para acessar funcionalidades, tais como os Serviços de Área de Trabalho Remota e os Active Directory Rights Management Services (Serviços de Gerenciamento de Direitos do Active Directory).

Fonte: http://alvarorezende.com/2013/06/13/verses-windows-server-2012-o-que-eu-preciso-entender/