NF-e – Mudança da Versão 3.10 para 4.0

A Nota Fiscal Eletrônica evoluiu o seu layout da versão 3.10 para a versão 4.0 e à partir do dia 02/07/2018 somente a versão 4.0 vai ficar ativa.

A versão 4.0 foi implantada em 15/01/2018 para testes e em 22/01/2018 entrou em produção, porém a versão 3.10 continuava ativa para que fossem feitos os ajustes finos e para que as aplicações administrativas fiscais pudessem se adequar e testar o ambiente da nova versão.

O detalhe importante a ser considerado é que à partir do dia 02/07/2018 a versão 3.10 será desativada e somente a versão 4.0 ficará ativa, portanto quem não atualizar os seus aplicativos administrativos vai ficar sem emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.

O prazo para desativação da versão 3.10 para a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica – NFC-e será mais adiante, será em 01/10/2018, portanto, para as empresas que só emitem NFC-e a atualização poderá esperar mais um pouquinho.

As necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos.
O objetivo é evitar alterações frequentes do leiaute da NF-e, de maneira a diminuir a necessidade de manutenção nos sistemas de emissão de NF-e para as empresas e para as SEFAZ. A exceção a esta regra é motivada pelas adaptações necessárias na mudança de legislação, que normalmente têm um porte menor, mas que também devem cumprir um cronograma capaz de ser observado pelas empresas e pelas SEFAZ autorizadoras.
A última revisão de leiaute foi feita em 2014. Atualmente o leiaute da NF-e está na versão “3.10” e a Nota Técnica 2016/002 v1.42 traz todas as informações das alterações feitas e o que motivou as alterações.
Para quem quiser conhecer todos os detalhes das alterações basta acessar o portal da Nota fiscal Eletrônica no endereço http://www.nfe.fazenda.gov.br.

Não deixem de atualizar os seus sistemas administrativos, porque prazo está se esgotando, e nem deixem para última hora para evitar transtornos.

Entre em contato conosco para as providências necessárias.

Carrinho de compras